sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As luas de Galileu Galilei no Chile

Bem, volto à terrinha que fez nascer este blog, só que agora como atriz e cantora na peça As Luas de Galileu Galilei. Olha só:
O grupo Pesquisa Teatro Novo estará em janeiro em Santiago, no Chile, onde se apresenta com a peça AS LUAS DE GALILEU GALILEI ( www.asluasdegalileugalilei.blogspot.com), uma superprodução teatral que fez muito sucesso nas três temporadas no Brasil na 26º ENTEPOLA.

O espetáculo será apresentado numa mescla entre o Português e o Espanhol, para que as platéias do Chile possam acompanhar a sina do pai da ciência moderna Galileu Galilei.

A peça é uma instigante encenação montada com três linguagens distintas:
- A popular que narra a vida amorosa e pessoal de Galileu Galilei através de uma Companhia de teatro da Comédia Dell Arte Bambolina Andatina;
- A linguagem erudita, com a participação do grupo vocal Madrigal da UFSC sob a regência da Maestrina Miriam Moritz;
- E a linguagem histórica, na qual prevalecem os fatos que envolvem a vida pública do cientista Galileu, seu relacionamento com outros cientistas, com os nobres que financiavam seus estudos e com a Igreja Católica, com a qual um embate filosófico-religioso resultou numa falsa abjuração de sua obra para que pudesse escapar das fogueiras da Inquisição. 
É de Galileu a famosa frase "E pur si muove" (E no entanto ela se move), se referindo à sua teoria Heliocêntrica, de que a Terra girava em seu prórpio eixo e também ao redor do sol, ao contrário do que pensavam os cientistas de seu tempo.

A peça  acontece em cenários diversos, em meio ao público e em mais 4 espaços cênicos.

A direção do espetáculo e o texto final são de Carmen Fossari, a obra diante do preceitos Pós Dramático tem em seu roteiro 3 cenas da obra de Brecht em livre adaptação,as cartas da filha de Galileo Galilei, trecho de A Peste de Camu e trechos dos escritos de Galileu e diálogos criados pela diretora do espetáculo.

Nenhum comentário: