terça-feira, 25 de outubro de 2011

O dilema chileno

Quem acompanha o UmaFoca desde que ele nasceu pouco antes de ir pro Chile, já leu algumas vezes sobre os protestos de estudantes contra o sistema de educação no Chile.

Mas, dessa vez indico a matéria de uma colega do Jornalismo da UFSC, a Joana Neitsch, que está trabalhando no jornal Gazeta do Povo. Muito boa, com um contexto que normalmente não se dá atenção nas matérias sobre o asssunto. Vocês podem ler a matéria toda no site da Gazeta. Abaixo um trechinho.

O dilema chileno

Estudantes brigam por igualdade no acesso à educação e pedem mais investimentos no setor, que ainda carrega marcas da ditadura militar

Manifestações e ostensiva presença policial se tornaram rotina nas principais ruas do Chile nos últimos cinco meses.

Bombas de gás lacrimogêneo, carros que lançam violentos jatos de água e presença dos carabineros (polícia nacional do país) são as respostas aos protestos dos estudantes universitários e secundaristas que reagem à realidade de um sistema educacional que é herança da ditadura militar, encerrada em 1990.

Entre as principais reivindicações dos manifestantes estão igualdade no acesso ao sistema educacional e mais investimentos na educação.

 Leia tudo no site da Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: