terça-feira, 17 de maio de 2011

Cléopâtre: La Derniere Reine d'Egypte

Cléopâtre é um musical francês, lançado em 2009. A primeira vez que ouvi falar deste musical foi pela rivalidade com Mozart l'Opera Rock, pois ambos disputavam o mesmo público.

Então resolvi baixar o DVD pelo Torrent e conferir. Foi surpreendente! O DVD é muito bem produzido. O musical tem canções muito boas, elenco impecável, coreografias e cenários sensacionais, realmente um grande espetáculo, em qualidade e show. Em qualidade achei melhor que o Mozart l'Opera Rock, embora este tenha tido mais destaque popular.

Sofia Essaidi, no papel de Cleópatra, não apenas canta e atua muito bem, mas se destaca em cenas de dança em que a coreografia exige muita habilidade.

Os outros personagens, assim como o roteiro são muito bem desenvolvidos. A voz de Dominique Magloire, no papel da sacerdotisa Charmion, é um misto de força e emoção. Julio César é interpretado por Christopher Stills, cuja voz não tem muito destaque, mas a interpretação emociona.

Marco Antônio é o papel de Florian Etienne, que foi o único cuja atuação não achei lá grande coisa. Amélie Piovoso tem o papel mais chato, o de Octavie, a irmã de Octavius, a esposa traída de Marco Antônio. É um personagem que aparece no segundo ato e parece meio que empurrado para aparecer no enredo.

Aliás o segundo ato, num aspecto geral, é mais fraco que o primeiro. Tem grandes cenas como a entrada faraônica de Cleópatra logo no início e o final, com cenas e canções mais dramáticas. As cenas de Octavie com Marco Antônio são encaixadas rapidamente, sem um contexto bem definido, ou bem articulado com as outras cenas.

Mehdi Kerkouche faz o papel de Ptolomeu, irmão de Cleópatra, com quem divide o trono após a morte de seu pai. Mehdi já foi dançarino em outros musicais e neste estréia como cantor. Em alguns vídeos do YouTube dá prá ver os improvisos engraçadíssimos dele.

E como antagonista, Octavius, papel de Mickael Trodoux, que além desse, interpreta brilhantemente outros dois papéis, Cícero e Pothin. E além disso ainda dança!A cena final dele com Cleópatra é brilhante e arranca aplausos enraivecidos da platéia.

Os figurinos são bonitos e com sacadas muito boas, como a dos chacais sob perna de pau e os trajes que brilham na luz roxa de uma das cenas de dança. A cada nova cena, Cleópatra tem um novo e belíssimo traje. No geral, o espetáculo é emocionante e empolgante. E com muita qualidade cênica, vocal e coreográfica. Em um próximo post vou falar sobre as músicas.

Esse é o elenco principal, da esquerda para a direita: Dominique Magloire, Mehdi Kerkouche, Amélie Piovoso, Christopher Stills, Sofia Essaidi, Florian Etienne e Mickael Trodoux.

Nenhum comentário: