quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jovem e imprevisível - A história de um vulcão

Voltamos a falar do Chile aqui no UmaFoca. Tudo por conta de Puyehue, um jovem vulcão, em plena erupção de sua existência.  Salvo as consequências de sua liberdade juvenil, é um belo espetáculo que nos faz refletir sobre algumas coisas:

- Se vários vulcões resolvessem entrar em erupção ao mesmo tempo, o mundo viraria um caos;
- O mundo não precisa de humanos para virar um caos;
- Humanos são insignificantes diante das forças naturais.

Enrique Valdivieso, o engenheiro chileno que comanda o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin), organismo do governo encarregado de vigiar o comportamento dos vulcões diz que "os vulcões têm um comportamento imprevisível".

O cientista cita o caso de duas erupções anteriores do Puyehue, com durações de duas semanas (em 1961) e dois meses (em 1921). "O vulcão ficou instável. O Puyehue tem lapsos de tranquilidade e de momentos de maior agressividade. Não podemos saber se está em um período de recesso ou se vai aumentar de novo a atividade. Calculamos que o Puyehue terá pelo menos mais sete dias de atividade", disse.

(Com informações do site Exame.com)

Um comentário:

Marco disse...

hehe... de fato, o mundo não precisa de humanos para virar um caos, mas que nós, humanos, contribuimos em outras trincheiras, direta ou indiretamente, para o caos do / no mundo, isso é hehe