sábado, 6 de março de 2010

Terremoto e nacionalismo

O Chile reage e bem ao terremoto que atingiu a zona central do país, a mais povoada. E reage com muito patriotismo. A iniciativa Chile ayuda Chile, leva o logo com a bandeira chilena customizado como um coração. No site do jornal online El Mercurio, as fotos da destruição destacadas na home ostentam a bandeira chilena sobre as ruínas.

Chile ayuda Chile está sendo transmitido em ritmo de show ao vivo pelas TVs locais, TVN e o Canal 13, e busca arrecadar dinheiro para a reconstrução do país. No show, há depoimentos emocionados, com promessas de ajuda e doações de grandes empresas recebidas no palco, imagens e testemunhos de sobreviventes, artistas se revezam em apresentações musicais, colocando itens raros para leilão, e os apresentadores repetem os dados bancários para arrecadar doações ao mesmo tempo que lideram o grito nacionalista de Chi-Chi-Chi-le-le-le! e cantam a música tema: Vamos, vamos chilenos!

No site do Canal 13, tem uma página, Chile se levanta, dedicada à cobertura do terremoto com links de ajuda, doações, busca de parentes e informações. A rede de departamentos Paris, uma das maiores do Chile, também está mobilizando ajuda, no Arriba Chile.

Por toda parte o Chile se mobiliza e a ajuda internacional está sendo organizada através de embaixadas e consulados. Informações podem ser obtidas no site TV Chile.

Nenhum comentário: