quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quem parte sempre deixa algo em nossos corações

Soube há pouco da morte do professor Sérgio Mattos do nosso curso de Jornalismo / UFSC. Fiz a disciplina de Telejornalismo em 2007/2 e fui uma das últimas alunas dele, na disciplina de Grande Reportagem para Vídeo, no semestre que passou. Ele teve problemas de saúde já na metade do semestre, e como a disciplina era mais prática que aula, seguiu com outro professor no lugar. 

O último contato que tive com ele foi quando entreguei o DVD de um TCC sobre o deserto do Atacama. Me lembro de ter perguntado onde estava o aluno que fez as imagens do TCC, que eram primorosas, de uma qualidade fora de série.
- Está nos Estados Unidos – disse Serginho – trabalhando com George Lucas.  Recordo que fiquei impressionada. 

O professor Serginho tinha esses momentos. Suas aulas não eram exatamente acadêmicas. Não no sentido de serem metódicas e sistematizadas. Ele simplesmente propunha o trabalho que tinha de ser feito e ficava disponível para dúvidas, conversas, bate-papos. Uma liberdade que não combina com todo tipo de aluno. Foi por isso que me matriculei em Grande Reportagem. 

Disse a ele que queria trabalhar dentro do meu projeto de TCC, ele me deu idéias e foi trazendo e me emprestando alguns dos melhores TCCs documentários do Depto, de seu arquivo pessoal. 

O dia que começou ameno e ensolarado, com músicas ao piano, agora está silencioso e o sol não tem mais o mesmo calor. Já é a segunda vez nesse ano que uma morte abala o Depto.JOR. E será sentida por todos.

Nenhum comentário: