domingo, 12 de abril de 2009

Parada e Carabineras en Chile

Hoje fui acordada às 6 horas da manhã por uma banda marcial. Demorei a acreditar que não estava sonhando ainda, pois estava meio escuro, mas o barulho chegava cada vez mais perto. Só pode ser na rua, pensei. Peguei a máquina e corri para a varanda.

Deu prá ver a banda e as pessoas acompanhando em ritmo acelerado, umas com uniformes e bandeiras, outras com bolas coloridas, como numa parada, descendo a calle Catedral em direção à Matucana. Deve ser uma forma de comemorar a Páscoa.

Tentei fotografar, mas havia um ônibus de excursão estacionado bem na minha frente, Pela frestinha que me sobrou, tentei captar algumas imagens, quase nada.

Lá pelas onze horas fui à feira, como já de costume, só que dessa vez mais cedo. Quando passei na ida, muitos dos comerciantes de quinquilharias e mesmo alguns de verduras e frutas ainda estavam arrumando suas coisas, e a rua estava com pouca gente. Ao contrário do Brasil, a feira aqui só bomba mais pro início da tarde.

Não sei se pela hora ou pelo feriado, mas não havia muita variedade hoje e alguns preços estavam altos. Uma comerciante me disse que com o feriado, ela não tinha podido comprar mais produtos para a feira. Na volta, estranhei a rua tranquila, sem nada exposto para vender e duas carabineras passando pela rua. Foi a primeira vez que vi carabineras e lamentei não ter levado a máquina para tirar fotos.

Só aí percebi o que estava acontecendo. Os comerciantes haviam recolhido suas coisas às pressas, para que não fossem apreendidos, é ilegal vender na rua sem autorização. As carabineras faziam o papel de uma espécie de `Rapa` de Santiago.

Um comentário:

Marco disse...

hmmm... acho que tinha pouca coisa na feira porque você chegou às onze e já tinha acabado tudo hehe....

:D

beijooo

;*