quinta-feira, 2 de abril de 2009

¡Paro!

Hoje estou postando da biblioteca central, porque ñao tem aula (e esse acento encima do N é porque ñao tem acento sozinho do teclado e também ñao tem cedilha). É o Paro, um dia de greve em protesto contra a educacao comércio.

O Paro de hoje já estava programado como um protesto contra a LGE, Ley General de Educación, aprovada em 18 de marzo pelo senado que, segundo o presidente do Colegio de Profesores, Jaime Gajardo, ñao tem respaldo nem de professores e estudantes, nem da sociedade. [+]

Segundo a organizacao do movimento a LGE pretende que os pobres recebam educacao pobre e os ricos educacao rica, pois permite que pessoas sem formacao atuem como professores.

Por todo o dia, o manifestantes estarao reunidos na Plaza de Armas e o Colegiado de Professores vai entregar uma proposta alternativa a LGE ao Ministério da Educacao.

Mais informacoes aqui.


Sobre o protesto do dia 31 de marzo

Pelo que entendi, no protesto que relatei na terca havia cerca de 200 pessoas, entre alunos, funcionários e professores que se colocaram contra a entrada dos carabineros na Universidade. Um professor e cinco alunos foram presos, sendo que um dos alunos foi enquadrado na lei anti-terrorista.

Nenhum comentário: