segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Les Miserables

Essa obra do romancista francês Victor Hugo (1802 - 1885), mostra porque ele é considerado um ativista político de sua época. Outros dois livros de Victor Hugo são muito conhecidos: O corcunda de Notre Dame e Os trabalhadores do mar. Les Miserables foi publicado em 3 de abril de 1862, numa época em que a França já havia passado pelas revoluções que marcaram sua história política.

A história de Os Miseráveis gira em torno de um personagem central, Jean Valjean, libertado após passar 19 anos na cadeia por roubar pão para sua família e pelas tentativas de fuga. O período é entre duas grandes batalhas da França: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. O livro tem cinco volumes, personagens e enredo marcantes que eternizaram a obra.

O enredo virou musical da Broadway e ganhou versões em vários países, inclusive no Brasil. Uma das canções do musical, cuja versão original completou 25 anos, ficou famosa na voz da cantora Susan Boyle, I Dreamed a Dream.

No vídeo abaixo você pode ver o trailer da versão espanhola do musical.



Abaixo o trailer da Brodway:



Infelizmente a versão brasileira não foi gravada e não há vídeos de qualidade para mostrar aqui, mas segundo li por aí e ví nos vídeos amadores, não deixou a desejar em relação à Broadway. No vídeo abaixo, você pode ver uma das canções do musical brasileiro, Só Mais Um.

Nenhum comentário: