quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Orgasmos bíblicos

Sei que o título parece estranho, até, diriam os cristãos mais puritanos, herege. Nem foi minha intenção, mas não houve expressão que abraçasse (bem na moda free hug) melhor esse prazer inominável: Ler.

E não só ler, mas frequentar bibliotecas. Quanto maiores, mais recheadas e antigas, melhor. Já que, assim como a estética na hora de montar um prato contribui para aumentar seu apetite, uma grande, e saborosa, biblioteca já causa um frissom, um orgasmo bíblico.

O cheiro. Pelo olfato já começa o flerte. Você passeia livremente pelas estantes e para. Assim, por acaso, escolhe um livro. O livro olha pra você, você olha pra ele. Lê título, resumo da contracapa, orelhas, prefácio ou o lead e... Já era. Te pegou de jeito. Então é desvendar sua história e se entusiasmar com a criação e a criatura. Ahh (suspiros emocionados)!!!

Estou com uma mania incorrigível de ler leads de livros. Entre o trabalho e minha casa há um shopping com uma livraria de rede grande. Quando dá na telha vou lá e passo meu tempo lendo leads, um atrás do outro.

Os melhores merecem minha anotação. Quero ler. A maioria é medíocre, mesmo os best sellers. Difícil uma pessoa ter a técnica apurada de começar um livro e te capturar tão completamente que você esqueça que está numa livraria. Mas eles existem. Às vezes é só uma questão de sorte, o autor não é reconhecidamente grande, e pelas outras obras dele você nota que não domina a técnica, não tem unidade. Mas te cativou uma vez, deu sorte ou tinha uma história extremamente pitoresca que te fisgou de cara.



Mas ler é magia. Nem sempre a melhor técnica te ganha. Não é surpreendente? Ah, os livros...

Nenhum comentário: