quarta-feira, 22 de abril de 2009

Chilenos e Pinochet: uma história complicada

Alguns posts atrás (¿Gracias Pinochet?) eu coloquei a foto de uma caneca com a foto do general Augusto Pinochet e os dizeres `Gracias Pinochet`. Pensei muito sobre a forma como vemos a história chilena e depois de conversar com algumas pessoas, descobri que aqui no Chile, os seguidores de Pinochet são muitos e não se envergonham de dizê-lo.

Pinochet morreu em 2006 e seu funeral cumpriu honras de Estado, com transmissão em todos os canais, paradas militares e um séquito de fãs acompanhando a cerimônia. Isso que ele já estava preso e respondendo por alguns de seus crimes durante a ditadura.

No You Tube, encontrei montes de vídeos em homenagem ao general, com músicas, marchas e imagens do funeral, de seus discursos, do golpe de 11 de setembro de 1974, no qual ele não só matou, literalmente, toda a oposição - o então reitor da Usach inclusive - como bombardeou o La Moneda e as torres de transmissão das rádios nas quais o então presidente Salvador Allende poderia discursar.

Allende, dentro do palácio em chamas, fez seu último discurso transmitido pela rádio Magallanes, a última a ser tomada e foi enfático: ¡Yo no voy a renunciar! Colocado en un tránsito histórico, pagaré con mi vida la lealtad del pueblo.

A maioria dos canais com vídeos em homenagem ao Pinochet não disponibiliza os vídeos para visualização em outros sites, mas se você quiser conferir, esses foram os que relatei:

- Canal Raziel
- Canal do Gonzalo CNI

Vejam, inclusive, os comentários abaixo dos vídeos como se dividem entre idolatrar e odiar Pinochet. Encontrei um vídeo do CQC chileno no aniversário de 90 anos de Pinochet, em novembro de 2005. Bom, vocês podem imaginar o que se passou, mas o fanatismo chega a chocar.

Um comentário:

Marco disse...

pois é... e no Brasil também tem aqueles que chamam de "revolução" o golpe de 1964...