sexta-feira, 10 de abril de 2009

Passeio por las calles

Com o feriadão, as ruas ficaram desertas. Bom para um passeio por las calles. Fui de metro até a Estación Universidad de Chile e comecei meu passeio. Fui sem câmera, para não chamar muita atenção, as fotos ao lado são do celular (dá prá ver pela falta de qualidade, hehe). Subi o Cerro Santa Lucia, um morro de importância histórica, foi dali que Pedro de Valdívia fundou a cidade de Santiago em 12 de fevereiro de 1541.

As escadinhas vão até o topo, onde fica uma capela e o sepulcro de Benjamín Vicuña Mackenna, historiador e intendente de Santiago de 1872 a 1875, que realizou melhorias no cerro, como as escadinhas, as praças e a capela.















Como as escadinhas são dessa época, você imagine o quanto são difíceis de galgar. São irregulares, feitas de pedra e por isso muito lisas. Eu escorreguei uma três vezes e vi outros visitantes deslizando escada abaixo, hehe. Dá prá chegar de carro até uma das muitas pracinhas, mas o resto é no dedão mesmo. Em todo lugar se vê placas como essa ao lado, alertando do perigo de se seguir por determinado caminho.

A parte de baixo é muito bonita, eu já havia estado lá com a Belén para tirar fotos. Há uma caverna com tendas de artesãos de etnias indígenas. Em frente ao Cerro, do outro lado da Avenida Libertador Bernardo O`Higgins, fica uma feira de artesãos, com produtos locais variados, roupas de lã de alpaca, acessórios de couro, objetos e jóias de lápis lazuli, prata e cobre. Tem até uma lojinha abarrotada de mapas, livros e quinquilharias antigas.

Depois continuei meu caminho, decidida a ir até o Mercado Público. Não é tão longe, fui pela calle Ahumada, um passeio exclusivo para pedestres e bicicletas. Na Plaza de Armas, tinha dois carinhas de estátua viva fazendo palhaçadas com os transeuntes que se aglutinavam para ver.

Dali fui para o Mercado que é bem grande e estava lotado. Há vários restaurantes especializados em pescados e mariscos disputando lugar com as próprias peixarias, numa cena no mínimo, exótica. O cheiro, ou melhor dizendo, fedor de peixe, impregna na roupa, embora eu só tenha passado uns 10 minutos lá dentro.

Quando peguei a calle San Pablo para voltar prá residência, lembrei que anteontem tinha visto um sebo na calle Compañia de Jesus. Passei por lá para dar uma olhada. O lugar lembra aquela livraria que aparece nos filmes de Harry Potter, apinhada de livros e outras quinquilharias antigas empoeiradas. Tem também um café, toca música folclórica o tempo todo e o dono é muito simpático. O sebo fica aberto de segunda a segunda e é perto da esquina com a calle Maturana, em frente a uma praça.

Um comentário:

Martini disse...

que saudade... o bom é q as lembranças não saem da cabeça!!!