sábado, 10 de abril de 2010

Lavando verde, dinheiro, marketing, e questões ambientais, de quebra

Greenwashing é um termo em língua inglesa usado quando uma empresa, organização não governamental (ONG), ou mesmo o próprio governo, propaga práticas ambientais positivas e, na verdade, possui atuação contrária aos interesses e bens ambientais. Trata-se do uso de idéias ambientais para construção de uma imagem pública positiva de "amigo do meio ambiente" que, porém, não é condizente com a real gestão, negativa e causadora de degradação ambiental.
Link
Esse conceito saiu do site do Ambiente Brasil, onde conceitos e notícias ambientais são muito bem tratados. Porque o meu conceito para Greenwashing é: Picaretagem de empresas poluidoras que querem fingir uma imagem, que chamam de "verde", para aparecer bem na fita.

Poderia dar inúmeros exemplos e linkar mais uma porção de notícias, mas por enquanto vou deixar só essa info. Thoureau, a partir do livro A Desobediência Civil, diria que se você compactua com empresas desse tipo, mesmo discordando delas, está ratificando suas ações. Então você pode entender melhor porque vegetariano não é só aquele ser que come alface. Tão simples quanto encaixar vegetarianismo, Thoureau e greenwashing na mesma frase.

Nenhum comentário: