sábado, 29 de maio de 2010

Conceito de tecnologia

Como todo conceito, tem definições, correntes e fontes que o completam, mas não se excluem. Essas definições abaixo vieram do glossário da FINEP, do Ministério da Ciência e Tecnologia, dica do Blog de Jornalismo Científico – UFSC.

TECNOLOGIA - "Tecnologia é o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços, e que está integrada não só por conhecimentos científicos - provenientes das ciências naturais, sociais, humanas, etc. - , mas igualmente por conhecimentos empíricos que resultam de observações, experiência, atitudes específicas, tradição (oral ou escrita), etc.
Sábato 1972:1 citado em Barbosa, 1981, pág. 19


TECNOLOGIA - O termo tecnologia tem uma ampla conotação e refere-se às técnicas, métodos, procedimentos, ferramentas, equipamentos e instalações que concorrem para a realização e obtenção de um ou vários produtos. O termo implica o que fazer, por quem, por quê, para quem e como fazer. Em geral, divide-se a tecnologia em duas grandes categorias: tecnologia de produto e tecnologia de processo. 

As de produto são aquelas cujos resultados são componentes tangíveis e facilmente identificáveis, tais como: equipamentos, instalações físicas, ferramentas, artefatos, etc. 

As de processo são aquelas em que se incluem as técnicas, métodos e procedimentos utilizados para se obter um determinado produto.
IBICT. Rede Nacional de Trasferência e Difusão de Tecnologias Apropriadas. Capturado em 17 Ago. 2000. On line. Disponível na Internet . http:// www.ibict.br

Nenhum comentário: