quarta-feira, 19 de maio de 2010

Música e identidade

Falar de música é complicado prá mim. Porque não consigo admitir os rótulos que colocam nas músicas, sendo assim, gosto de tudo o que me agrade. Não importa se é pagode ou metal, erudita ou folclore, rap, funk ou new age. Se me agrada, não dou a mínima para o rótulo que dão a elas.

E é mais complicado ainda porque música é sentimento e você não sente a mesma coisa o tempo todo. Muita gente fala de música como se fosse uma bandeira, uma tribo. Acho ridículo. Se veste como metaleiro ou pagodeiro para 'cultivar uma identidade' e isso cria barreiras e preconceitos. Rídiculo, vazio e superficial.

Minha identidade não pode ser definida por um rótulo musical. Duvido que a maioria das pessoas possa ser rotulada dessa forma. Mesmo que a maioria das pessoas necessitem de um sentimento de pertencimento a uma identidade ou um rótulo comum.

Bom, mais informacões sobre identidade, recomento Stuart Hall. Ele é o cara. Sobre música, o melhor é manter não só os ouvidos, mas o coração bem aberto.

Nenhum comentário: