quarta-feira, 12 de maio de 2010

Desobediência civil

Algumas das minhas frases favoritas de Henry David Thoreau (1817 - 1862), no livro A Desobediência Civil.

"Um governo no qual prevalece e manda a maioria, no entanto, em todas as questões não pode ser baseado na justiça, mesmo nos limites da avaliação das pessoas. Em minha opinião devemos ser primeiramente homens, e só posteriormente súditos"


“Abençoado dentre todos os mortais é aquele que não perde um momento sequer da vida atual na contemplação do passado”.

“Minha origem é nobre demais para que eu seja propriedade de alguém para que eu seja o segundo no comando ou um útil serviçal ou instrumento de qualquer estado soberano deste mundo”. (Citando Shakespeare em King John)

“Uma minoria fica desarmada quando se conforma com a maioria; deixa afinal de ser minoria.”

"Eu fui à Floresta porque queria viver livre. Eu queria viver profundamente, e sugar a própria essência da vida... expurgar tudo o que não fosse vida; e não, ao morrer, descobrir que não havia vivido".

"No seu relacionamento com a natureza, os homens parecem-me, em sua maior parte, e em que pese sua arte, inferior aos animais. Dificilmente se estabelece uma bela relação, como no caso dos animais".

Nenhum comentário: