terça-feira, 24 de agosto de 2010

As pessoas se acostumam com o pior

Ouvi essa frase de uma colega da UFSC que nasceu aqui em São Paulo e veio para a Semana de Jornalismo. Porque prá onde você olha, nessa cidade, é sujeira, poluição, lixo, mais poluição, fumaça, trânsito. É horrível e as pessoas seguem sua vida acomodadas porque se acostumam a viver no meio desse lixo.

Cheguei à conclusão óbvia que o problema de São Paulo é o transporte. De acordo com o economista que deu a palestra de hoje lá no auditório do Estadão, Hugo Penteado, 95% da cidade é feita para os carros. Prá onde você olha é asfalto, concreto, estacionamento, avenidas e trânsito. Trânsito intenso.

Não dá prá ver o azul do céu, porque a fumaça encobre. Os prédios são cinza por causa da poluição do ar. E as pessoas são mal humoradas, apressadas, pouco dadas a gentilezas. Tudo por causa do trânsito. Prá mim um dia feliz seria o dia em que o lobby das automobilísticas não fosse o patrão dos políticos em suas campanhas e governos.

Cheguei a outras conclusões quanto a isso. Além do lobby, as autoridades não resolvem o problema do trânsito porque:

- Não tomam transporte público a menos que seja para posar em foto de campanha;
- Não tem imaginação;
- Não tem competência;
- Se resolverem o problema não terão mais problemas para atacar nas campanhas.

Desafio os nossos ilustres candidatos não a apresentar propostas, porque essas já sabemos e conhecemos de cor pois são feitas por especialistas e usuários inteligentes do trânsito. Os desafio a se locomoverem pela cidade SOMENTE usando transporte público.

Nenhum comentário: