terça-feira, 24 de agosto de 2010

UmaFoca em São Paulo

UmaFoca veio a São Paulo para participar da Semana Estado de Jornalismo que começa hoje e vai até sexta-feira. Nem chegou na rodoviária e já pegou 2 horas de congestionamento. Já morei em São Paulo e já vim aqui outras vezes, mas dessa vez é diferente. Tenho esse olhar jornalístico-blogueiro-literário que não tinha antes. E vi a cidade que me pareceu o tempo todo cinza, apesar do sol e do calor que espanta o frio da noite.

Estou ho hostel Vergueiro, na Av. Vergueiro, Bairro Liberdade. Um dos que tinham melhor acesso ao metrô dos oito que pesquisei. Telefone: 11 3399 3084 (viu mãe?). O lugar é legal, tranquilo, café da manhã farto e variado. Achei que por ficar na avenida ía ter mais barulho, mas até que não. Chega a lembrar o barulho incessante do mar em Imbituba, só que não é tão bonito, óbvio.

Essa primeira (re) impressão me fez questionar: Será possível uma cidade com tanto concreto e fumaça e pessoas mal humoradas, paredes pichadas grotescamente, ter espaço para a arte e a poesia?

Penso que São Paulo não se entende assim à primeira vista. Tem de ler nas entrelinhas e vou buscá-las. Até sexta-feira vou observá-las por aí e conto a vocês o que há por trás da primeira vista.

Nenhum comentário: