sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Último dia da Semana

Hoje pela manhã, cuidei das entrevistas que faltavam para minha matéria e parti para a Galeria do Rock, no centrão de São Paulo. Desci na estação República e fui caminhando na Av. Ipiranga em direção à 24 de maio. Região feia e suja, fedor de urina e pichação nas paredes.

Segui caminhando tentando não dar banda de forasteira, o que prejudicou a minha leitura das placas de ruas. Resultado: percebi que havia me perdido (natural para UmaFoca) quando topei com o famoso verso da música de Caetano: Só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João. Confesso que olhei bem ao redor para gravar aquela esquina que não era nada além de feia e suja, mas o fato de ter um verso dedicado a ela me deu uma sensação diferente.

Dobrei a São João, decidida a encontrar mais adiante a tal galeria, depois de pedir informação em algumas lojas, encontrei finalmente, meio acanhada, fachada decepcionante, entrei. No primeiro piso, camelôs de loja tentando te vender "SuperStar" ao invés de "All Star". "Agora tá vindo assim da fábrica da All Star mesmo - disse a vendedora". Sim, nasci ontem, pensei sarcasticamente.

Nos andares de cima, rock, metal, skate e tudo o que compõe uma aparência das tribos afins. Depois de umas voltas meio acanhada me senti em casa. Comprei o All Star que eu queria e fui sentido Teatro Municipal, sabendo que não ía ter tampo nem de entrar e nem de almoçar. Mas eu só queria dar uma olhadinha por fora mesmo. Só que ele está sendo reformado e não deu prá curtir direito então fui prá um shopping perto, pensando em almoçar qualquer coisa, depois de quase me perder lá dentro, almocei um sorvete e sai correndo para a estação de metrô mais próxima, Anhanguera.


Últimas da Semana
Cheguei no auditório do Estadão bem na hora e a palstra era com o jornalista do Estado de São Paulo, Roberto Godoy e o diretor do curso Abril de Jornalismo, Edward Pimenta. Godoy disse uma coisa que me fez lembrar do UmaFoca no mesmo instante: "Temos que ser focas o tempo todo, até depois de veteranos na carreira. Porque o foca tem esse espírito de correr atrás, essa empolgação com as coisas".

Ao final, fotografei o famoso vitral do Estadão, com aquela frase de Rui Barbosa:  

"E jornalista é que eu nasci, jornalista é que sou, de jornalista é que não me hão de demitir, enquanto houver imprensa, a imprensa for livre e este resto de liberdade nos indicar que a pátria respira”

Daí você imagina a pilha que a gente sai. Adorei a Semana Estado de Jornalismo.

Nenhum comentário: