quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Semana Estado de Jornalismo: Segundo dia

Hoje tivemos palestra com três jornalistas que passaram pela Semana Estado de Jornalismo e tiveram suas matérias premiadas. São: Renata Deos, Editora-chefe do portal M de Mulher, da editora Abril; André Luiz Costa, diretor de Jornalismo da BandNews FM e Carla Miranda, editora do caderno de Turismo do jornal Estado de S. Paulo.

Eles falaram de suas experiências desde a faculdade de Jornalismo até chegar ao trabalho que têm hoje. O coordenador da Semana Estado de Jornalismo, Francisco Ornellas, emendava uma e outra colocação entre as perguntas dos participantes e as respostas dos palestrantes e numa dessas disse uma épica: "O jornalismo é a indústria do erro". Foi ao comentar um dos erros mais comuns do jornalista: esquecer que é o excelentíssimo (o leitor).

Ao final do dia, depois do tradicional chá, um dos colegas da UFSC que veio para a Semana e uma colega quase-jornalista da Univali - Itajaí, que conhecemos aqui, foram ainda conversar com Carla Miranda com mais questionamentos sobre a área dela. Conversa vai e vem e eu e mais outras duas participantes nos agregamos fazendo outras perguntas e ela nos perguntou: Vocês querem subir?

Ora, subir era na redação do Estado de S. Paulo! É claro que aceitamos. E fomos lá, contentes da vida, muito a fim de ver a redação. Confesso que até esqueci meu medo de elevadores, tão empolgada fiquei. Ela mostrou onde trabalha a galera do soft news e do hard news. As redações do Jornal da Tarde e do Estado de S. Paulo trabalham juntas. E a TV Estadão com o estúdio bem no meio da redação das hard, que é a maior, bem como aquelas que a gente vê nos filmes, cheias de mesinhas com divisórias baixas.

Saímos com a certeza de que, pelo menos, queremos trabalhar numa empresa como essa.

Um comentário:

Elton Ramos disse...

Que bacana.Também participei da Semana Estado no mês passadO ,mas infelizmente não tive a oportunidade de conhecer a redação.
Boa sorte na sua trilha!!!