quinta-feira, 21 de maio de 2009

Saudade de casa, mas Chile me gusta mucho!!!

Hoje bateu uma saudade de casa. Aqui é feriado, Batalla de Iquique (depois conto a história), e me bateu uma saudade de Imbituba, de meus cães, da praia, surfar, escutar o barulho do mar...

Mas, ao mesmo tempo gosto muita de estar aqui e curto muito cada momento. Ontem fomos ao Miércoles Po, aquela festa para estrangeiros que é toda quarta em um lugar diferente. Estávamos em nove, Artur, Bernard, Michel, brasileiros, Jon, o basco, Belén, argentina, Raquel, da Nicarágua, Elizabeth, alemã, a chilena que não lembro o nome e eu. O tema da festa de ontem era França e era numa danceteria perto da estação Los Heroes. Não tava muito bom, o lugar era mega abafado, mas curti também. Voltamos às 5 da manhã.

Hoje o El Punto tá deserto, o povo todo aproveitou o feriado prá viajar. Eu tenho um trabalho gigante prá segunda, que é em dupla, e tenho que enviar por e-mail até domingo a minha parte. Ou seja, furou o feriado. Mas, não vou ficar aqui o tempo todo não. De tarde quero aproveitar o tempo bom para ir tirar fotos no Parque Quinta Normal, aqui pertinho de casa. As árvores no outono são muito lindas e o chão se enche de folhas secas.

Nessa semana aprendi duas expressões novas:
- Cachar el mote
, que significa saber o que se passa, que que tá acontecendo e deriva do 'verbo-gíria local' cachai, que em português brasileiro equivale a um saca, tá ligado. Acho que é mais como saca mesmo, um verbo (eu saco, tu sacas, ele saca, hehe), ou como dizem os mineirins de BH daqui: Fraga?

- Piropo é uma palavra que também se diz em português (mais o de Portugal) - mas eu não conhecia - e significa tipo, expressões populares, palavras como gírias, o que os argentinos chamam de lunfardo.

Nenhum comentário: