sábado, 6 de junho de 2009

Clipping: Imprensa chilena sobre o desaparecimento do avião da Air France

Assim como a imprensa mundial, os jornais chilenos acompanham o desaparecimento do Air Bus da Air France em 31 de maio. Abaixo o que saiu hoje nos principais periódicos:

La Segunda
A matéria teve destaque na capa e tem o título 'Francia y Brasil enfrentados por "papelón" en búsqueda del desaparecido Air France'. Relata que a França protestou contra o descuido da Força Aérea Brasileira em fornecer informações equivocadas. De fato, a França foi mais cuidadosa desde o princípio.






















El Mercurio
Com o título 'Submarino nuclear seguirá señales de las cajas negras para encontrarlas en el fondo del mar' a matéria tem uma chamada na capa e destaca o envio de um submarino da França para a provável área do desastre. Também menciona na linha fina que França reprovou o descuido do Brasil com as informações fornecidas.






















La Tercera
O diário La Tercera não deu chamada de capa, mas destacou a matéria na editoria de mundo com o título 'Francia critica Brasil por manejo de accidente aéreo e envía submarino nuclear'. Na minha opinião o título mais completo em cinco linhas e duas colunas (info técnica, hehe). Já no primeiro parágrafo falou da pelea entre Brasil e França. No site do la Tercera online tem conteúdo multimídia.























Enquanto isso na terrinha...

No Brasil, o puxão de orelha da França não teve nenhuma repercussão. Os jornais preferiram especular sobre as causas do acidente. Nenhum dos jornais abre suas versões impressas para não-assinantes, então os links são de versões online.

A Folha de S. Paulo optou por dar na capa a evidência de que a causa seria a quebra do leme.



















Já o Estado de São Paulo deu mais destaque ao novo imposto sobre a importação do aço mas, também deu na capa a versão do leme.






















E O Globo também não mencionou a crítica da França ao Brasil, colocou na capa a decisão da Air France de trocar os sensores de velocidade.

Nenhum comentário: