terça-feira, 23 de junho de 2009

Favela no cinema e na mente dos estrangeiros

Hoje vi o filme cidade na TV legendado em espanhol. O filme, de 2002, faz muito sucesso aqui no Chile e entre o pessoal de outros paises do El Punto. Todos perguntam se é verdade, querem saber das favelas, do tráfico, de tudo. Bom, que que eu digo? Digo que sim é verdade, mas só em algumas favelas de algumas cidades do paiís. Que essa não é a realidade da maioria da população brasileira e que eu mesma nunca vi tiroteio ou coisa do gênero.

E um filme fora de série, genial, mas põe a gente, brasileiro fora do país, contra a parede. Como é que se vai explicar algo que você sabe que existe só que nunca viu? É como explicar a Floresta Amazônica. Conhecemos como eles, pela TV, pelas revistas e jornais, por ouvir falar, e só.

Outra coisa é o Rap das Armas, tema do filme Tropa de Elite. O pessoal aqui não conhece muito o filme, mas a música, adoram! A letra muda muito, mas encontrei um vídeo no You Tube, com uma das letras mais legais, versão 2005, que passou na TV Futura.




Essa é super conhecida pelo conteúdo social, e começa assim: O Brasil é um país tropical... Essa letra é mais conhecida cantada pelos MCs Júnior e Leonardo e tem uma mensagem de paz no final: Estamos com um problema que é realidade e é por isso que eu peço: Paz, justiça e liberdade.

Mas a do Tropa de Elite é diferente, fala de armas, de polícia e dar porrada em 'alemão'. E começa com O Morro do Dendê é ruim de invadir...
E foi modificada pelos MCs Cidinho e Doca.

Nenhum comentário: