quarta-feira, 22 de julho de 2009

De deserto nao tem nada

O Atacama é um deserto muito diferente. Riquíssimo em paisagens impressionantes. Chamar simplesmente de deserto, do jeito que imaginamos, é um reducionismo porque tem de tudo aqui. Há lagunas, salares, montanhas imensas e até neve.

Ontem fomos ao Salar de Atacama e íamos as Laguna Altiplanicas. Digo íamos, porque a neve nos impediu de seguir o caminho até lá, faltando 25 Km para chegar.

Isso a uns 3500 metros de altitude. Sobre o tour completo falo depois, porque já escrevi tudo, só que nao tenho aqui agora para postar.

O Salar é incrível e eu queria ficar lá mais tempo, mas tour pago é isso, um pouquinho em cada lugar e nao tem conversa. Já no pueblo de Socaire, onde paramos antes de seguir para a laguna, comecei a me sentir mal, a altitude, acho. Fiquei mal até a volta e quando fomos visitar as lojas de San Pedro, depois que voltamos, comprei umas folhas de coca e a dona da tenda me ensinou a usá-las.

Foi o melhor remédio, em minutos estava bem. A folha de coca é um remédio aqui, muito usado para os males da altitude e ao contrário do que pensam os preconceituosos, nao dá barato nao.

Hoje vamos a Laguna Cejar, onde espero finalmente ver uma laguna de perto, hehe.

Nenhum comentário: