terça-feira, 28 de julho de 2009

Em Sucre

A capital da Bolívia, Sucre, é uma cidade histórica, belíssima, com prédios antigos e história em cada parede de seus prédios antigos.Em Sucre conheci o Museo Etnográfico, onde havia uma exposição de máscaras folclóricas e também vi, meio por acaso, uma esposição de trajes folclóricos, feitos em miniatura em bonecas.

Muy hermosos los trajecitos de todo o continente americano e das províncias bolivianas. Feitos por senhoras que trabalhavam divulgando o folclore boliviano, os detalhes eram perfeitos e continham informações sobre os países ou províncias. Me emocionou ver o hino nacional brasileiro em espanhol.

Sucre foi a cidade onde mais vi bolivianas em seus trajes típicos, de cholla, com suas várias saias sobrepostas, chapeuzinho no topo da cabeça e par de tranças com os tradicionais tullmas, adornos que prendem o cabelo no final da trança.

Em Sucre também soube que a atual conjuntura política da Bolívia está dividindo o pa[is entre oriente e ocidente. O povo de Sucre está ressentido pela preferência de Evo Morales por La Paz e isso se nota nos muros da cidade e nas conversas com os moradores que denunciam perseguições políticas e prisões sem motivo.

Além disso a economia não vai bem e há momentos que beiram a convulsão social como ocorreu no início do ano, quando várias rutas foram interrompidas e cidades inteiras se revoltaram contra o plebiscito fraudulento de Evo.

Nenhum comentário: