sábado, 18 de julho de 2009

Onde o deserto encontra o mar

Acordei no onibus e estatelei o olho. Estávamos já no deserto de Atacama. E lá no finzinho da ruta, o deserto encontra o mar. É onde fica Antofagasta, uma cidade com 400 mil habitantes, com renda baseada na extração de cobre e a água que abastece a cidade é de poço.

No ônibus ganhamos o café da manhã numa caixinha - foto ao lado - igual em avião. São 14 horas de viagem desde La Serena.

Chegamos e depois de duas noites dormindo em onibus, fomos direto ao hostal El Mosaico, tomar banho e comer uma comida quente antes de sair para os passeios. Fomos ao Monumento Natural La Portada. Incrível de bonito, de grande, de magestoso. Sobre o passeio falo no próximo post.

O hostal El Mosaico foi o único de Antofagasta que encontramos pela internet e é mais caro que os que a gente prefere no nosso orçamento, foi 8 mil pesos chilenos a diária con desayuno.
Além disso fica bem longe da rodoviária, só o táxi deu 10 mil pesos (40 reais), a água do chuveiro é aquecida por painéis solares, o que não garante que seja mesmo quente como um viajante gostaria. Em compensação tem cozinha bem equipada e café da manhã.
Mariano, Belén e eu fizemos o almoço - foto ao lado - e conversamos com a dona do hostal que nos deu mapas e explicou onde ficavam os pontos interessantes da cidade.

Para chegar até o centro se pode tomar um ônibus, mas a dona do hostal nos deu uma carona e nos deixou no ponto de onde se pega ônibus até o La Portada. Esse aí da foto onde Uma Foca está olhando o mapa da cidade.
A cidade é bonita, com a avenida principal margeando o mar, no centro tem prédios históricos muito bonitos e abaixo, no subsolo, minas de cobre que fazem de Antofagasta uma das cidades mais ricas do Chile.

Nenhum comentário: