segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sopaipillas

Pablo Neruda é um dos 10 personagens chilenos mais importantes segundo um ranking nacional. E ele fazia poemas com temas incrivelmente triviais como uma Oda al gato, ou Oda a las papas fritas. Inspirada nessa última ode, resolvi falar hoje de sopaipillas e se meu lado poeta não estivesse tão enferrujado até arriscava uma ode porque elas merecem!

Sopaipilla é uma massa frita redondinha feita com zapallo, abóbora, e custa muito barato. Nas ruas de Santiago é muito fácil de encontrar, mais fácil que cachorro-quente, e custa $100 pesos (uns R$0,40) cada.

O fato é que resolvi pegar uma receita engraçadinha que encontrei na net e tentar fazer porque quando voltar ao Brasil não vou vê-las por la calle y las voy echar de menos. Então vamu lá:

Ingredientes para 12 sopaipillas:

500 gramos de harina (2 tazas)
25 gramos de polvos de hornear (1 cucharadita)
25 gramos de sal (1 cucharadita)
250 gramos de zapallo cocido, molido y escurrido ma' encima,
pobre zapallo :~(
150 gramos de manteca derretida (o margarina)


E que que eu faço com isso tudo?

Misture a farinha (harina) com o fermento (polvos de hornear) e o sal. Junte o pobre do zapallo todo esmiguelado e a manteiga morna. Forme uma pasta lisa que não grude na mão. Abra a massa que deve ficar con uns dois milímetros de altura, ou seja, fininho mas não tanto. Corte os círculos de mais ou menos 8 cm de diâmetro e fure a parte de cima com um garfo várias vezes prá tirar o ar, assim ela não vai inflar quando está fritando. Aí é só fritar.

Um comentário:

Anônimo disse...

zapallo = abóbora