sexta-feira, 26 de junho de 2009

Blogs para aprender e curtir

Nessa semana recebi uma mensagem da Lorena da Sala Verde UFSC, onde trabalhei no semestre passado e recordo com carinho tudo o que aprendi trabalhando lá. A Lorena é pedagoga e está trabalhando junto com a Letícia, estudante de geografia da UFSC em um atlas ambiental com os alunos da professora Ana Lúcia Machado, da turma 41 da Escola Vítor Miguel em Florianópolis, SC, Brasil.

Como o blog fazia parte do meu trabalho e é uma das ferramentas de ensino que se usa na Sala Verde para a educomunicação, a Lorena mostrou aos alunos o Uma Foca e o aluno Renan, de nove anos, postou um comentário no blog no post Criatividade. É, Renan, concordo contigo, ser jornalista é mesmo muito legal, porque você aprende muitas coisas o tempo todo.

Além do Renan, os alunos que visitaram meu blog são: Alan Vinícius, Alan Marcos, Andressa, Janara, Júlia, Kleiton, Kauane, Karyne, Lucas Henrique, Mariana, Maria Eduarda, Makelly, Mirelly, Samantha, Samuel e Willian. Me sinto muito honrada com visitas tão ilustres!

Gente, eu hoje estou estudando aqui em Santiago do Chile, em um intercâmbio de um semestre de Jornalismo na Universidad de Santiago. É uma oportunidade que só consegui com muito esforço. Esforço nos estudos, no trabalho em minha comunidade e em outros lugares que me ensinaram muitas coisas. Mas o mais importante foi que me ensinaram a gostar de aprender, antes de mais nada.

Espero que vocês, que hoje são alunos de quarta série, sejam sempre estudantes. Porque ser estudante não é só aprender o que o professor ensina na escola, mas é gostar de aprender. Aprender de tudo, desde aquilo que sua vó fala sobre o chá que faz bem pro estômago até o que diz o jornal sobre o que o presidente Lula falou sobre a crise mundial.

E você vai aprendendo e aprendendo sempre e então resolve fazer um blog. Não porque você sabe muito, mas porque gosta de compartilhar o que aprende com outras pessoas que também gostam de aprender.

Quem gosta de aprender, aprende a viver, aprende a ser feliz, aprende o que quiser.

Um abraço e espero conhecer vocês de perto e ver seus blogs quando eu voltar pro Brasil!

17 comentários:

Ana lúcia disse...

Jú, é um prazer estabelecer este contato, mas sabe a nossa amiga JúliA está com uma letrinha trocada em seu nome aqui no seu blog. Ela é muito especial, crítica e inteligente. Hoje ela não veio, mas na próxima aula ela fará contato.
Um grande abraço e sucesso na sua viagem!
Profa . da turma 41: Ana Lúcia Machado

Anônimo disse...

Gostei do teu trabalho. Eu estou fazendo uma pesquisa sobre Argentina, mas depois que fiquei conhecendo o resto da América latina melhor, fiquei com vontade de ir ao Chile. Se vc puder me envie fotos.
UM ABRAÇO
Willian

Anônimo disse...

Oi! é O Renan de novo,quero te conhecer de pertinho, espero que eu goste de Você. no Chile é legal? Depois me responde...
Ate mais
beijosssssssssssssssssss

Kleiton disse...

Oi, como vai o intercâmbio, você está gostando?

A gente está bastante curioso para te conhecer.



Outro dia eu mando outra coisa.

Mirelly disse...

Juliana eu não te conheço ainda, mas eu vou falar um pouco de mim pra gente se conhecer.
Eu Mirelly, estudo na escola Vitor Miguel de Souza,tenho 9 anos e adoro esportes.
E eu gostei muito do seu trabalho e assim eu gostaria te conhecer.
beijos

Aan Vinicius disse...

Oi meu nome é Alan Vinicius eu gostei de tudo que você mandou, e eu tenho 10 anos, estudo na escola Vitor Miguel de souza.
Eu queria que você escrevesse como é aí no Chile!

lucas pinheiro disse...

Achei interessante... fiquei muito afim de fazer faculdade,intercâmbio, estudar ter um bom trabalho. Estou feliz por saber que você fez faculdade pública.
por favor escreva de volta.

Andressa disse...

Juliana você é muito legal. Eu quero te conhecer. Você tem filhos, se não tem pretende ter um dia? Sabe eu tenho duas irmãs a Andrieli e a Ana Maria. A Leticia falou muito de você e eu achei bom o seu intercâmbio.
UM beijo muito carinhoso
Andressa

Alan marcos da silva disse...

Juliana você é muito legal. A Leticia falou muitas coisas sobre você e eu gostei do que você escreveu mas não gostei de ver meu nome escrito por último.

Samantha disse...

Oi,como vai?
Eu não vim na aula passada, por isso você ainda não me conhece.
Eu Samantha, lí seu recado, mas que pena que não apareceu meu nome.
Mas agora você conhece meu nome e pode mandar um montão de recados.
Eu não te conheço mas para mim você é muito legal e amigona, um beijo e até.

Samuel disse...

Achei muito legal seu trabalho aí em Santiago. Suas amigas são muito bacanas e legais. Eu também gostaria de estudar em Santiago. Beijo de Samuel.

kauane da silva disse...

Obrigado por botar o meu nome no recado que você mandou.Fiquei feliz!!!!!!!!!!!
eu adoraria te conhecer você deve cer muito legal.bou è so oque eu tenho par te falar fim.

mayara alves sebastião disse...

oi,meu nome é Mayara,quando você mandou a mensagem para os meus amigos eu faltei a aula porque tinha greve de ônibus então você não me conheceu.Eu li seu recado que você mandou pra gente. Eu tenho 10 anos Eu gosto de dança

Karyne disse...

Juliana como você está?
Eu vou bem, estudando, brincando e saindo para ir na casa do meu avô.
Me fale mais sobre o Chile... Fico te esperando...
Um abraço
Karine

Makelly disse...

Juliana eu gostaria de te conhecer,e assim eu vou falar um pouco da minha personalidade.
Eu Makelly sou gemias com Mirelly, eu estudo na escola Vitor Miguel de Souza,tenho 9 anos,adoro dançar.
ai vai um beijão.

Janara Siqueira dos setos disse...

Juliana, eu gostei do que você escreveu para mim. Eu, Janara, gosto de escrever poesias, e conversar com as pessoas. Já falei para ti o que eu gosto. Agora conta para mim o que você
mais gosta de fazer.

JKishin disse...

Olá a todos os alunos da turma 41!
Logo que voltar a Florianópolis quero conhecer todos vocês! Obrigada pelos comentários carinhosos e boa sorte em seus estudos aí no Vítor Miguel.
: - )))