sábado, 28 de março de 2009

No lugar certo no momento exato

Eu e mi hermana, Belén fomos ao centro onde ela precisava fazer um trabalho de fotografia para a facul de Publicidade e eu ía mosquear por aí, bem a la CQC, ou não tanto. Tirávamos as primeiras fotos quando de repente um tumulto. Mulheres com megafone parando o trânsito bem próximo ao Palácio de La Moneda. Chamei a Belén e corremos para registrar o acontecimento, por supuesto.

A imprensa já estava ao redor, devem ter sido avisados com antecedência pelos manifestantes. Me misturei no meio deles com minha câmera e fui registrando. Em meio segundo choveu carabineros em cima da manifestação e dispersou todo mundo na base do cacete. E fui registrando. Confiram na sequência de fotos abaixo com legendas.

A manifestação começou no semáforo, lá no fundinho. Em seguida os carabineros já começaram a perseguir os manifestantes. Levaram a aparente líder para a viatura.










E prenderam outros manifestantes. Que se jogaram no chão em protesto.

Logo chegou o camburão-ônibus e levou todo mundo pro xadrez. A imprensa registrou tudo.

A Belén pescou umas conversas e descobriu que os manifestantes só queriam mostrar seu desagrado por não terem casas para morar. Ela chegou bem perto e tirou essa foto ótima aí do lado.

Democracia, oras. Mas, a democracia não me parece assim tão democrática no Chile. Logo encostou um puta camburão-ônibus e foram metendo todos pra dentro. Só sobrou a imprensa que ia tentando entrevistar os policias. Eu, por minha vez, tentei me juntar a eles para apurar mais informações, só que os policias tavam verificando as credenciais e entao saimos de fininho escondendo as câmeras antes que viessem atrás de nós.

Depois de um começo de trabalhos tão emocionante, saímos pelas ruas fotografando até o Cerro Santa Lucia, as lojinhas de artesanato que ficam em frente e depois fomos até a praça em frente ao Palácio de La Moneda, onde uma empresa de publicidade estava preparando um comercial da Coca-Cola.

Fotografei tudo e atravessamos a rua. Quando estavamos fotografando um monumento, um carabineiro parou Belén e lhe perguntou porque tirávamos tantas fotos. Eu tirei foto do polícia também.

Depois a Belén me disse que o cara fez um monte de perguntas para verificar se a gente era terrorista(!). Em frente ao palácio novamente paramos para as fotos e outra vez, um carabinero nos interrompeu.

Puta que pariu, pensei, não se pode tirar fotos num ponto turistico? Conversei com o guardinha que, desconfiado, perguntou zilhões de coisas, inclusive por que eu precisava tirar tantas fotos se já estava no quarto ano de Jornalismo(!).

Para que parasse de nos incomodar dei uma de turista e perguntei sobre o Centro Cultural que funciona embaixo do La Moneda. O carabinero respondeu e descemos só pra nos livrar dele.

Com toda essa repressão agora eu entendo porque os cadernos sao quadriculados. É pra todos lembrarem desde crianças como é a prisão e não saírem das regras.

Um comentário:

Marco disse...

hehe... herança genética de um tal de pinochet, que, no meu cérebro estranho me faz lembrar pinóquio...
de repente tenham alguma semelhança.... hehe

beijooo