domingo, 22 de março de 2009

Senso de brasilidade

É impressionante como sentimos as coisas de forma diferente quando estamos fora de nossa terra. Essa noção de pertencimento de que vários autores de livros esclarecem muito bem mas, que só vivendo é que se entende. Pode ser alguém não tão ligado à sua terra de origem, mas quando está em outro país e olha ao redor sem reconhecer sua gente, sua língua, seus costumes, sente-se mais pertencente à sua terra como jamais foi.

Eu nasci em Minas Gerais e morei em várias cidades da região sul-sudeste, não encontrando em nenhuma um sentido de pertencimento muito forte. Porém as tenho todas em conta como sendo parte de minha terra, Brasil.

Hoje completam apenas doze dias desde que cheguei aqui. Já fiquei mais tempo sem ver ou falar com minha família, meu namorado e amigos. Mas, parece que se sofre de saudades por antecipação. Quando me senti mal do estômago a única coisa que desejava era estar em casa, apesar de saber que logo estaria bem e que não precisava mesmo voltar prá casa por uma simples dor de estômago.

Quando fiquei bem e conclui que a comida daqui não me fazia bem, senti uma falta imensa do feijão brasileiro, o Tutu à mineira, um paõzinho de queijo, um simples, simples pão d`água. Sei que no Brasil já passei bem mais de doze dias sem feijão e muito mais sem Tutu, mas saber que não vou poder sentir o sabor da minha terra me fez sentir uma saudade imensa de tudo, tudo que hoje não posso mais ver e sentir, mas que agora tem um novo sentido prá mim.

Sempre valorizei muito as coisas simples da vida só que, nesse momento, é como se as tivesse subestimado todo esse tempo. Por mais que esteja gostando daqui, que esteja dando tudo certo, por mais legais que os novos amigos possam ser, alguma coisa está sempre faltando, um pedaço de seu coração que você não sabe onde encontrar. Ou talvez seja apenas porque nem minha família, nem meu namorado apareceram na internet para falar comigo nos últimos dois dias.

Tudo o que vejo, ouço e sinto aqui expande muito meus sentidos, minha noção de realidades e verdades. São muitas coisas e quero compartilhá-las todas nesse blog. Não sei porque, mas acho que cada uma dessas coisinhas, que muitas vezes não damos bola pode ter algum valor prá alguém em algum lugar. Ou podem simplesmente fazer parte de um registro que terá um imenso valor para mim no futuro.

Agora vou a uma telefônica aqui perto para saber notícias de casa.

Nenhum comentário: